Atletas de Paraíba do Sul apostam no treino à distância da AP

Casal conquista boa performance em provas nacionais e internacionais

O casal Alexandre e Cristiane Lacerda, moradores de Paraíba do Sul (RJ), tem se destacado nas corridas trail para as quais se dedicam. Os atletas amadores do interior do Rio de Janeiro já estiveram em destinos como a Cordilheira dos Andes, entre o Chile e a Argentina, Mont Blanc, em nos Alpes, Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, entre outros dos mais variados locais de provas. Alexandre e Cristiane são treinados pelo professor Adevan Pereira, por meio de planilhas online de acompanhamento à distância. 

 

“Conheci a AP Assessoria Esportiva em 2013, quando aconteceu uma etapa da APTR em minha cidade. Pratico o treino à distancia e, com base em minhas capacidades, o Adevan elabora a planilha que me permite alcançar meus objetivos. Minha rotina inclui dois treinos de força e ao menos três treinos de corrida por semana”, explica Alexandre. 

 

Ele conta que optou pelos treinos à distância para poder treinar com o professor Adevan Pereira, que participaria da corrida que ele e Cristiane almejavam à época em que iniciaram os treinos, em 2014. “Escolhi o Adevan em 2014 quando decidimos, eu e minha mulher, tentar o El Cruce Colômbia, prova de trailrun com percurso superior a 100 km, cruzando a Cordilheira dos Andes, entre Argentina e Chile. Quando conhecemos o Adevan soubemos de sua participação no El Cruce do ano anterior, então percebemos que seria o treinador ideal para esse desafio. Acertamos em cheio: profissional extremamente competente que em quatro meses de treinamento permitiu que passássemos de distâncias em torno de 10/15 km, para os mais de 100 km do El Cruce, com elevação positiva superior aos 5000 m”. 
 

O casal treina diariamente nos cenários da cidade de Paraíba do Sul e aproveita para curtir a natureza e as belezas da cidade. “Amamos atividades físicas ao ar livre e é sempre um momento de alegria para nós. A constante superação de novos desafios no esporte traz confiança para outros aspectos da vida e restabelece o equilíbrio interior que perdemos pouco a pouco, dia a dia”, explica o atleta. 


De acordo com Cristiane, a paixão em comum pela corrida faz bem para a relação dos dois. “O exercício físico nos une mais, além do bem-estar que nos proporciona. Conhecemos pessoas incríveis que se tornaram nossos amigos, inclusive o Adevan. O Trail Run nos permitiu alcançar sonhos antes impossíveis, podemos ir mais longe do que um dia imaginávamos”, comemora.